Técnica Alexander e práticas do corpo


T É C N I C A
A L E X A N D E R

Uma Introdução, por Miriam Weitzman

A Técnica Alexander tem como princípio o aprimoramento do uso que fazemos de nós mesmos levando ao melhor funcionamento do nosso organismo psicofísico em todas as atividades diárias.

Esse workshop será destinado aos artistas (atores, bailarinos, músicos, cantores) e outros interessados.

Apresentarei os conceitos da Técnica Alexander na teoria e na prática, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer o uso do seu psicofísico na sua performance e em suas atividades diárias

Quem é Miriam Weitzman

Especialista em Educação e Inclusão PUC/Rio, graduada em Pedagogia no Rio de Janeiro, formada no curso de Pilates pela  instituição Phisio Pilates, graduada na Escola de formação da Técnica Alexander de Jerusalém e membro da Associação Brasileira da Técnica Alexander, bailarina, formada em dança Contemporânea na Escola Angel Vianna, arte- educadora. Ministrou aulas no curso de extensão universitária sobre técnica Alexander no Departamento de Música da UNI-RIO.

Integrante da Esther Weitzman Companhia de dança, desde 2000, como ensaiadora e professora da Técnica Alexander. Em 2000, atuou como ensaiadora do Espetáculo Mãe Gentil, um projeto realizado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo, com crianças do Centro de Estudos e ações Solidárias da Maré.

Em seguida se tornou integrante da Esther Weitzman Companhia de dança como ensaiadora e professora da Técnica Alexander desde 2000, onde a coreógrafa Esther Weitzman apresentou a sua primeira criação – “Terras”.

Desde então essa parceria se firmou por 14 anos, com um trabalho integrado entre criador e ensaiadora que procura refinar, lapidar o trabalho do criador. Geralmente o ensaiador é visto como uma pessoa de atitudes militares, aquele que exige a contagem certa ou que os bailarinos acertem os pés, parecendo um trabalho menos artístico.

Mas Miriam nesses anos de trabalho na Esther Weitzman Companhia de dança não se limitou só a olhar os detalhes dos movimentos, mas a desenvolver um olhar mais artístico com base na sua formação como bailarina e professora da Técnica Alexander.